As novas tecnologias nos trazem grandes novidades e desafios. Segundo os autores Blikstein e Zuffo "muitos jovens ingressaram nas universidades em busca de cursos novos que ofereciam as inovações da informática, foram seduzidos pelas profissões, pelas melodias das novas tecnologias".
Na educação não foi diferente, muitos educadores estão em busca da fórmula para sanar os problemas da educação e vêem as tecnologias como solução.
A tecnologia é uma ferramenta que precisa ser delineado na concepção filosófica de cada educador, serve para manter as estruturas existentes como também para desafiar e mudar a sociedade.
Podemos utilizar as tecnologias para transmissão de conteúdos, reprodução de conhecimentos, ou seja, uma educação tradicional. Como também utilizar como forma de interação, criatividade, ou seja, uma educação centrada no aluno.
As tecnologias nos oferecem muitas informações que precisam ser trabalhados e utilizados em sala de aula como ferramentas do aprendizado, onde o aluno construa e reinvente o seu próprio conhecimento.
A prática pedagógica deve acompanhar as mudanças que vem ocorrendo na sociedade, mas sem cair nos modismos. Contribuir para o processo ensino e aprendizagem mais inclusivo, que leve em consideração a realidade do aluno.
As tecnologias contribuem nas tarefas diárias do professor, delineado por um planejamento, por uma concepção filosófica do tipo de homem e sociedade queremos construir.
Mariana Moreira.
Na educação não foi diferente, muitos educadores estão em busca da fórmula para sanar os problemas da educação e vêem as tecnologias como solução.
A tecnologia é uma ferramenta que precisa ser delineado na concepção filosófica de cada educador, serve para manter as estruturas existentes como também para desafiar e mudar a sociedade.
Podemos utilizar as tecnologias para transmissão de conteúdos, reprodução de conhecimentos, ou seja, uma educação tradicional. Como também utilizar como forma de interação, criatividade, ou seja, uma educação centrada no aluno.
As tecnologias nos oferecem muitas informações que precisam ser trabalhados e utilizados em sala de aula como ferramentas do aprendizado, onde o aluno construa e reinvente o seu próprio conhecimento.
A prática pedagógica deve acompanhar as mudanças que vem ocorrendo na sociedade, mas sem cair nos modismos. Contribuir para o processo ensino e aprendizagem mais inclusivo, que leve em consideração a realidade do aluno.
As tecnologias contribuem nas tarefas diárias do professor, delineado por um planejamento, por uma concepção filosófica do tipo de homem e sociedade queremos construir.
Mariana Moreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário