Unidade III
Atividade 3.2
Cursista: Mariana Moreira
Uma das categorias que me chamou atenção no link recursos educacionais foi o componente curricular :“pluralidade cultural e educação”, aplicado no ensino fundamental inicial e teve como principal recurso, o áudio.
O objetivo do áudio “Alegria Contagiante” é sensibilizar o ouvinte ao projeto Artimanhas da Leitura desenvolvido pelo coordenador Edvaldo Marcondes Leonardo no município de Ortolôndia no interior de São Paulo, uma biblioteca itinerante, que consiste de uma caixa de livros que é emprestada aos alunos da terceira série, e estes são responsáveis pelo compartilhamento dos livros. Dando seqüência ao áudio há uma entrevista com a pedagoga Denise Trento da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo que ensina como se organizar melhor para as provas de fim de ano. Ao final há uma demonstração do grupo de música Miraíra SEFET/ Ceará que reflete sobre os aspectos fisiológicos e sensoriais do sorriso. Duração: 28 min.
Autor : Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação a Distância (SEED) Brasil.
Fonte do recurso : Universidade de Brasília (UnB) .
Origem: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=60705
Assistindo ao vídeo “Garrafas PET”, que tem como estrutura curricular Ensino Fundamental: Séries Iniciais Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental, visualizamos as formas de utilização desse tipo de garrafa após a reciclagem, através de um pequeno documentário. De acordo com o vídeo, o Brasil é um dos países que mais reciclam garrafas PET. O vídeo apresenta a novidade que a garrafa PET será agora uma das principais matérias-primas utilizadas em carpetes e revestimentos dos automóveis
Autor : Empresa Brasil de Comunicações
Fonte do recurso:Universidade Federal do Ceará (UFC)
Origem
http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2009/02/19/petindustriarb1802.flv/view
Assistindo a animação/ simulação : “Antes que a água se afogue”. Estrutura curricular : Ensino Fundamental: Séries Iniciais Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente, cujo objetivo é permitir que o aluno reflita sobre a importância de utilizar conscientemente a água em sua casa, deixando claro que as práticas de economia da água que utilizamos diariamente contribuem para maior durabilidade deste recurso para as gerações futuras. Descrição: Jogo de perguntas e respostas que aborda usos e maneiras de economizar água. Antes de iniciar o jogo é necessário indicar a idade e o grau de escolaridade do participante no campo "Perfil Jogo". Depois de inseridos tais dados, o jogo pode então ser iniciado. Em cada uma de suas etapas são realizadas perguntas de múltipla escolha acerca dos meios para utilizar e aproveitar conscientemente a água. Para responder as questões propostas é necessário clicar no botão "Iniciar" e então escolher uma das alternativas. A cada pergunta respondida corretamente são apresentadas novas perguntas relacionadas a situações diferentes. Autores: Origame Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra. Fonte do recurso: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente). Origem: http://www.smas-sintra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=162&Itemid=0
Diante dos inúmeros recursos educacionais que o portal do professor nos oferece, vêm enriquecer com certeza o trabalho dos educadores comprometidos com a construção do conhecimento.
Atividade 3.2
Cursista: Mariana Moreira
Uma das categorias que me chamou atenção no link recursos educacionais foi o componente curricular :“pluralidade cultural e educação”, aplicado no ensino fundamental inicial e teve como principal recurso, o áudio.
O objetivo do áudio “Alegria Contagiante” é sensibilizar o ouvinte ao projeto Artimanhas da Leitura desenvolvido pelo coordenador Edvaldo Marcondes Leonardo no município de Ortolôndia no interior de São Paulo, uma biblioteca itinerante, que consiste de uma caixa de livros que é emprestada aos alunos da terceira série, e estes são responsáveis pelo compartilhamento dos livros. Dando seqüência ao áudio há uma entrevista com a pedagoga Denise Trento da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo que ensina como se organizar melhor para as provas de fim de ano. Ao final há uma demonstração do grupo de música Miraíra SEFET/ Ceará que reflete sobre os aspectos fisiológicos e sensoriais do sorriso. Duração: 28 min.
Autor : Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação a Distância (SEED) Brasil.
Fonte do recurso : Universidade de Brasília (UnB) .
Origem: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=60705
Assistindo ao vídeo “Garrafas PET”, que tem como estrutura curricular Ensino Fundamental: Séries Iniciais Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental, visualizamos as formas de utilização desse tipo de garrafa após a reciclagem, através de um pequeno documentário. De acordo com o vídeo, o Brasil é um dos países que mais reciclam garrafas PET. O vídeo apresenta a novidade que a garrafa PET será agora uma das principais matérias-primas utilizadas em carpetes e revestimentos dos automóveis
Autor : Empresa Brasil de Comunicações
Fonte do recurso:Universidade Federal do Ceará (UFC)
Origem
http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2009/02/19/petindustriarb1802.flv/view
Assistindo a animação/ simulação : “Antes que a água se afogue”. Estrutura curricular : Ensino Fundamental: Séries Iniciais Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente, cujo objetivo é permitir que o aluno reflita sobre a importância de utilizar conscientemente a água em sua casa, deixando claro que as práticas de economia da água que utilizamos diariamente contribuem para maior durabilidade deste recurso para as gerações futuras. Descrição: Jogo de perguntas e respostas que aborda usos e maneiras de economizar água. Antes de iniciar o jogo é necessário indicar a idade e o grau de escolaridade do participante no campo "Perfil Jogo". Depois de inseridos tais dados, o jogo pode então ser iniciado. Em cada uma de suas etapas são realizadas perguntas de múltipla escolha acerca dos meios para utilizar e aproveitar conscientemente a água. Para responder as questões propostas é necessário clicar no botão "Iniciar" e então escolher uma das alternativas. A cada pergunta respondida corretamente são apresentadas novas perguntas relacionadas a situações diferentes. Autores: Origame Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra. Fonte do recurso: Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente). Origem: http://www.smas-sintra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=162&Itemid=0
Diante dos inúmeros recursos educacionais que o portal do professor nos oferece, vêm enriquecer com certeza o trabalho dos educadores comprometidos com a construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário